Remar, Re-Amar, Amar


"Olha, eu sei que o barco está furado e sei que tu também sabes, mas queria-te dizer para não parares de remar, porque ver-te remar dá-me vontade de não parar também. Entendes-me? Eu sei que sim. Eu entro nesse barco, é só pedires. Nem precisa de jeito certo, é só dizer e eu vou. Faz tempo que quero participar nessa viagem, mas para isso preciso de saber se também vais. Porque sozinha, não vou. Não tenho como remar sozinha, eu ficaria girando em torno de mim mesma. Mas olha, eu só entro nesse barco se prometeres remar também! Eu abandono tudo, história, passado, cicatrizes. Mudo o visual, deixo o cabelo crescer, começo a comer direito, vou todo o dia para a academia. Mas tens que prometer que vais remar também, com vontade! Eu começo a ler sobre política, futebol, ficção científica. Aprendo a pescar se for preciso. Mas tens que remar também. Eu desisto fácil, tu sabes. E talvez essa viagem não dure mais que alguns minutos, mas eu entro nesse barco, é só pedires. Perco o medo de conduzir só para atravessar o mundo para te ver todos os dias. Mas tens que me prometer que vais remar juntamente comigo. Mesmo se o barco estiver furado, eu vou, basta pedir-me. Mas temos que afundar juntos e descobrir que é possível nadar juntos. Eu ensino-te a nadar, juro! Mas tens que me prometer que vais tentar, que te vais esforçar, que vais remar enquanto for preciso, enquanto tiveres forças. Tens que me prometer que essa viagem não vai ser à toa, que vale a pena. Que por ti vale a pena. Que por nós vale a pena.
Remar.
Re-Amar.
Amar."

Caio Fernando Abreu

4 comentários:

  1. Eu adoro isso! Texto maravilhoso, expressa como me sinto... De qualquer forma, adorei aqui e os outros textos, muito romântico. (:

    Beijo, hells.
    @hellswetri

    ResponderEliminar
  2. Ás vezes nem se atenta nos títulos dos textos e passa'se e nem se repara quão boas são pequenas palavras ! desde logo me motivou o título, tão bem engendrado :) E o texto está maravilhoso ! Gosto muito !

    ResponderEliminar

«Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente!»

Obrigado pelo comentário*