" Alguém precisa ser sincero com você, e eu, provavelmente serei. Tudo bem que você ame alguém, queira fazer outra pessoa feliz, realizar os sonhos do outro, dar carinho, afeto, atenção, toda essa doçura quase diabética que a gente conhece, ou, já ouviu falar, mas olha, existem outros componentes indispensáveis para o mantimento do funcionamento do corpo, inclusive para aceleração e desaceleração dos batimentos cardíacos.

É muito perigoso embarcar de cabeça em tudo, ainda mais dentro de um relacionamento. Por mais iguais (e isso é horrível) que as pessoas sejam, existem peculiaridades inerentes a todos os seres. Ninguém tem a menor obrigação de agradar a ninguém, e olha, isso não significa que você ame menos ou mais, significa que como todo ser humano, você tem suas limitações. A gente não é obrigado, e, diversas vezes não consegue agradar a si mesmo, imagina a outra pessoa que tem outra história de vida, vive de outra forma, conhece outras pessoas, enfim, é tanta diferença que mesmo que não existisse, ainda sim, seria diferente só pelo facto de ninguém ser igual a ninguém (nem gêmeos idênticos são iguais).

Por experiência própria, posso dizer que não vale à pena fazer das tripas coração. É muito mais honesto dizer que não está interessado, não quer, não pode, do que fazer só por amor e quebrar a cara depois. Se hoje eu não estiver a fim de te beijar, não vou. Se hoje eu não estiver a fim de dizer “te amo”, não vou. Se hoje eu não quiser ligar-te, atender-te, não vou. Isso não é falta de amor, é falta de saco. Tem dias que a gente simplesmente não ta na vibe amorzinho. Repito: isso não significa que você ame menos, ou mais, ou não ame. E outra coisa, não é porque simplesmente eu não estou a fim, que vou ser curto, grosso e te mandar para puta que pariu. Não. Quem ama cuida sim.

Existem várias formas de dizer a mesma coisa. Se você não está a fim, diga isso com palavras mais amenas, não tão duras, até porque, quem te ama não é teu saco de pancadas, se quer isso, lute boxe. Num relacionamento, precisa haver ponderação. Ninguém é obrigado a aceitar tudo do outro, nem as qualidades, tão pouco os defeitos (quer dizer, quando se ama, os efeitos tornam-se tão lindos, que a gente quase nunca enxerga, ou finge muito bem não enxergar). E como diz Vladimir Maiakóvski: “Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor”.

Voltando, a gente precisa é acordar para a vida. Todo mundo quer uma meia para aquecer o pé quando faz frio, mas, quase ninguém quer ser a tal meia. O egoísmo é safado mesmo. A gente quer receber. Dar, além de chulo, é mais complicado, requer mais tempo, mais entrega, mais tudo. Então, fica um conselho de inimigo (porque os de amigo a gente só finge escutar, os de inimigo, a gente toma como afronta e leva a sério, eu sei), sim, o conselho: ame-se muito mais, e muito antes de amar alguém. Se entra um relacionamento querendo que alguém te ame e te conheça mais do que você mesmo, vai quebrar a cara feio e bem feito. Mas não se preocupe, quebrar a cara faz bem. A gente às vezes quebra a cara, para quebrar junto à máscara que existia e a gente nem sabia.

Existem ainda outras ‘trocentas’ coisas, e dicas, e falácias sobre relacionamentos que eu poderia enumerar, me achando O expert no assunto, (pausa para risos), mas a gente precisa passar por diversas etapas para realmente entender o que é importante, o que nos faz feliz, o que de facto nos deixa em êxtase. Vale a pena dizer ainda que mudanças sempre são bem vindas, mas, preserve sempre a sua essência. Mudar pelo outro não é pecado, desde que essa mudança te faça bem. Ceda um pouco, dê o braço a torcer, seja errado, erre, aceite que errou, aceite que sabe menos, que pode aprender mais, ouça o outro. Amor, além de tudo, é conversa.

Nunca esteja com alguém só pelo beijo, pelo corpo, pelos belos olhos ou por ser gostosa/gostoso. Esteja com alguém que te faça rir, que adore conversar, que goste de ouvir e falar também, falar é muito importante mesmo quando a gente não sabe como e o que dizer (tente sempre). As coisas do corpo são importantes, óbvio, não sou hipócrita, mas isso é tão banal que alguns pagam para ter. Atenção, carinho mesmo, afeto, ou alguém que não só te ouça, mas de fato te escute, é raro. Infelizmente é muito raro. A maioria só finge e tem interesses terceiros, quase sempre pessoais. Você pode ser usado, cuidado.

A vida é uma caixinha de surpresas, a gente erra hoje para acertar amanhã. Só não queira ou exija que tudo dê certo. A gente nem sabe o que é dar certo. E se o “dar certo” for “dar errado”? Só não aceite e se conforme com tudo, isso também é “errado”. Existem coisas que só funcionam na dose certa. Inconformismo é desejo de melhora. Lembrem sempre do que Clarice dizia: “O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete, não transborda nem uma fração de milímetro além do tamanho de uma cabeça de alfinete.” Seja feliz, mesmo que isso te custe sorrisos. "


— Matheus Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente!»

Obrigado pelo comentário*