Amar distraído!


"Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que por admiração estava de boca entreaberta: respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter essa sede era a própria água deles. Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles. Por causa de carros e pessoas, às vezes tocavam-se, e ao toque - a sede é a graça, mas as águas são uma beleza de escuras - brilhava o brilho da água deles. Como eles admiravam estar juntos! Até que tudo se transformou em não. Tudo se transformou em não quando eles quiseram essa mesma alegria deles. Então, a grande dança dos erros.O cerimonial das palavras desacertadas. Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela, que estava ali, no entanto. No entanto, ele que estava ali. Tudo errou, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais erravam, mais com aspereza queriam, sem um sorriso. Só porque tinham prestado atenção, só porque não estavam distraídos. Só porque, de súbito exigentes e duros quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram. Aprenderam então que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios. Tudo, tudo por não estarem mais distraído."

Clarice Lispector

Aconselho a seguirem : vraquelvl.blogspot.com

22 comentários:

  1. agradeces tu e eu querida , Muito obrigado mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Mas não sei não querida ! Sabes, era um livro "conjunto" e eu havia partes que não gostava e estavam a ficar desconexas ! Por isso, a recomeçar iria ser do zero !

    Gosto bastante do excerto, tal como gosto de Clarice Lispector e dos seus contos tão amorosos, SEMPRE ! E, "Como eles admiravam estar juntos!", como nós sentimos tao bem esta frase nao é ? :p

    ResponderEliminar
  3. muito obrigada fofinha (:
    é mesmo verdade, são necessários actos. mas não estou mesmo a ver algo que possa ser ;s ai que confusão a minha!

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que pelo menos para já retome aquilo ou que pense em algo parecido :) Acho que me safo melhor em "curtas-metragens" ;)

    Sentimos sim , e é tão bom que assim seja ! E que continuemos a navegar por muito tempo, semenando felicidade com os nossos marujos <3

    ResponderEliminar
  5. Acho que me saio melhor, fica mais conexo e sentido ! escrever muito acaba por se divagar mais e a qualidade diminui ! Mas obrigada pela tua presença e por ficares por perto :)

    É verdade ... acredito que as pessoas não aparecem por acaso na nossa vida. e acima de tudo, acredito que elas podem modificar'nos, moldar'nos e sermos compativeis e complementar'nos ! E é isso que aprendemos a fazer, e só dá certo quando todas estas fases estão ultrapassadas e a confiança está sempre presente. E tudo isto demora uma vida .. e por isso, desejamos uma vida com eles :)

    ResponderEliminar
  6. sim, é uma ideia querida. obrigada :)
    realmente é complicado e eu só sei provas utilizando palavras, coisas que ele "detesta" :s

    ResponderEliminar
  7. É uma vida tão efemera e nós as vezes nã lhe damos valor ! E não mimamos o suficente as pessoas que estão lá e tanta paciência tem :$

    ResponderEliminar
  8. Acima de tudo, há sempre algo que fica por dizer ! :S
    Considera'las negativas? Porquê?

    ResponderEliminar
  9. Tinha quase a certeza que era essa a resposta , porque afinal é exactamente o que sinto ! :s Chamadas e mensagens são a unica coisa que atenua as saudades .. mas fazem tanta falta ! E o abraço? o beijo, o dormir acnchegada, a birra, a zanga, as pazes? E mais um beijo e mais uma palavra e mais uma conversa e mais uma brincadeira ... e não vivems sem eles :s

    ResponderEliminar
  10. muito obrigada fofs :)
    pois já pensei nisso também :b

    ResponderEliminar
  11. É verdade minha querida tudo aquilo que disses'te ! São coisas tão saudaveis e que a uns km's de distancia fazem toda a diferença :s Mas já passou uma semana !

    Tuu és de Amarante certo? E ele?

    ResponderEliminar
  12. A distância é apenas uma questão de km's ! Agr os sentimentos, esses não vão nem com a maior distancia do mundo !

    Pronto, ainda estou um bocadinho pior que tu em termos de distancia :s Mas pronto ! Daqui a uma semana já só falta passar o fim de semana para estar'mos juntos !
    Já namoram á muito tempo ?

    ResponderEliminar
  13. pois é, mas estou a pensar naqueles típicos com fotos e frases que fazemos no moviemaker*

    ResponderEliminar
  14. Eu sou de Aveiro, e o Hugo de Fafe ! :s E tens mesmo razão e essa frase expressa tudo ! Não me sinto muito mal pqe estamos sempre em contacto e dá para ouvir todos os dias a voz dele e isso é tão doce! Embora falte a presença e a "mais uma almofada" á noite na minha cama .. mas ás vezes estes momentos não são negativos, ate' são minimamente bons, pqe estas saudades não doem :$

    Pois, eu praxei este ano com o teu namorado e nunca vos associei juntos, por isso perguntei ! Mas ainda e' recentezi'nho sim :)

    ResponderEliminar
  15. Eu sou de Aveiro, e o Hugo de Fafe ! :s E tens mesmo razão e essa frase expressa tudo ! Não me sinto muito mal pqe estamos sempre em contacto e dá para ouvir todos os dias a voz dele e isso é tão doce! Embora falte a presença e a "mais uma almofada" á noite na minha cama .. mas ás vezes estes momentos não são negativos, ate' são minimamente bons, pqe estas saudades não doem :$

    Pois, eu praxei este ano com o teu namorado e nunca vos associei juntos, por isso perguntei ! Mas ainda e' recentezi'nho sim :)

    ResponderEliminar
  16. É longe sim, mas é o que te digo, a distancia é só uma questão de km's !

    É, nós não é assim tão recente e ele ia cmg ás praxes normalmente por isso, era normal teres essa lembrança!
    Bem quanto a ti, fizes'te bem ter'lhe dado a oportunidade de se mostrar , ele mesmo e não consoante a imagem que os outros passam .. as vezes é inveja, é interesse, é tudo o que basta para uma relação nem ter inicio ! E como vês a maior lição que tives'te é q as pessoas não são aquilo que fazem delas .. as pessoas são aquilo que são qnd nos mstram que o são :)

    ResponderEliminar
  17. Não precisas pedir desculpa, podes falar á vontade :)

    Não, não namoravamos nessa altura ainda !
    É, eles tem a capacidade de nos modificar e de nos fazerem sentir especiais ! Mais que isso , mesmo que por instantes , doam'nos mmentos deliciosos e fazem'nos acreditar no lado bom da vida! E tu, n te has'de arrepender, ate' pqe, se correr mal, foi apenas mais uma lição :)

    (adicionei'te no msn)

    ResponderEliminar
  18. Podes falar sempre que assim desejares ! Não precisamos ser meramente amigas de blog :)

    (tenta adicionar'me tu q eu tenh dificuldade em mandar pedidos devidos a problemas do msn : nani_laranjeira@hotmail.com)

    Quanto a eles, são uma delicia e tudo o que precisamos para nos sentir'mos mais e melhores ! E' uma realização plena :)

    ResponderEliminar
  19. E a fotografia escolhida deu cabo da minha atenção. Emma Watson é tanto. Mas li o que aqui transcreveste. «Só porque, de súbito exigentes e duros quiseram ter o que já tinham. Tudo porque quiseram dar um nome; porque quiseram ser, eles que eram.» E que lindo, diz tudo e não diz nada. Mas diz. Confuso, não sou? Enfim. As palavras confundem-me, entranho-me nelas e por isso digo disparates com elas. Um beijinho meu doce e um Feliz Natal.

    ResponderEliminar

«Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente!»

Obrigado pelo comentário*