"Nunca amamos alguém. Amamos, tão somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso (em suma, é nós mesmos) que amamos. 
Isto é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa (...) 
As relações entre uma alma e outra, através de coisas tão incertas e divergentes, como as palavras comuns e os gestos que se empreendem, são matéria de estranha complexidade. Nos próprio acto em que nos conhecemos, desconhecemo-nos. Dizem os dois "amo-te" sentem-no e pensam-no em troca, e cada um quer uma ideia diferente, uma vida diferente, até, por ventura, uma cor ou um aroma diferente, uma soma abstracta de impressões  que constitui a actividade da alma."
Fernando Pessoa

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. tão certo. tão lindo, tão perfeito para o meu momento. soubeste bem me tocar lá a fundo flor.

    Beeeijinhos

    @taataah__

    ResponderEliminar
  3. Fernando Pessoa sempre foi um escritor capaz de interagir muito com o pensamento humano. A capacidade que ele mantinha em fazer com que a reflexão existisse é muito alta, o que hoje em dia ainda acaba fazendo com que seus textos sejam utilizados em diversos momentos. Adoro tudo por aqui Raquel, seu blog é muito lindo. Prazer imenso em te seguir e captar tal conhecimento passado através de suas palavras, textos e citações. Um grande beijo, ótima semana.

    Pedro.

    ResponderEliminar
  4. pois é, e foi o que eu fiz querida, virei as costas, embora possam dizer que eu desisti .. obrigada eu (:

    ResponderEliminar
  5. Não precisas pedir desculpa,eu entendo Raquel :)
    fernando pessoa ;)

    ResponderEliminar
  6. ADORO Fernando Pessoa, mas as ideias dele do amor demonstram quão infeliz no amor ele era... :/

    http://myfashioninsider.blogspot.com/

    ResponderEliminar

«Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente!»

Obrigado pelo comentário*